UB515 Ultraman Brasil divulga a versão 1.0 do Start List de 2021

Entre os dias 30 de abril e 2 de maio de 2021 será realizada entre as cidades de Ubatuba-SP e Paraty-RJ a edição Ano Oito do UB515 Brasil Ultra Triathlon, o Ultraman Brasil. O desafio é feito nos mesmos moldes do Mundial de Ultraman, no Havaí, onde no primeiro dia os triatletas nadam 10 km e pedalam 145 km; no segundo, pedalam 276 km; e no terceiro, correm duas maratonas ou 84,4 km.

Para participar da competição não basta o(a) triatleta realizar uma inscrição, uma candidatura é necessária e, após análise de currículo esportivo e entrevista, selecionado(a) pela organização. Ter sido anteriormente finisher em provas de ironman ou do Ohana Kahi 255.0 Ultra Triathlon (distância de 5,0 km de natação, 200 km de ciclismo e 50,0 km de corrida) – também organizado pela mesma equipe do UB515 – é o caminho a seguir.

Segundo Curtis Tyler, criador do Ultraman Hawaii e que já esteve presente em duas edições do UB515, o espírito único do evento é o grande diferencial. “Quando fizemos o primeiro Ultraman Hawaii em 1983 jamais poderíamos imaginar que anos depois as sementes do Aloha (amor), Ohana (família) e Kokua (solidariedade) fossem germinar de forma tão fiel, bela e única no Brasil. Testemunhar isso é uma enorme alegria para mim.”
Alexandre Ribeiro, hexacampeão mundial de ultraman e diretor do UB515, declara: “Sabemos que o UB é um caminho natural para triatletas que buscam um novo ciclo em suas vidas, um ciclo menos baseado na comparação com os outros e mais na autossuperação e no estabelecimento de novas conexões com o esporte, família e amigos.”

A diretora Tatiana Britto comemora a participação de três mulheres na Edição Ano Oito: “Estamos energizados com as participações da Fernanda Morais, Fernanda Prieto e da Aline Luftmann. Desejamos muito que mais mulheres se candidatem a cada edição para que haja um crescimento sustentado na participação feminina.”

O UB515 de 2021 contará com a participação argentino Juan Cassolo, que já correu o Ultraman Havaí, realça o sonho da ultradistância. “O Ultra Triathlon é uma paixão, é um desafio esportivo e pessoal, é um sonho, e os sonhos devem ser perseguidos e tornados realidade. Os objetivos levam a um caminho que não tem retorno e esse caminho leva você cada vez mais alto, a um lugar onde você se desafia cada vez mais. Todos nós temos uma qualidade, um presente e esse fogo interior que pode nos levar a cumprir o que propomos, se trabalharmos duro e confiarmos que o esforço valerá a pena em algum momento”, ensina Juan.

O diretor Andrius Luna explica o porquê de uma versão 1.0 do Start List: “Todos os anos ocorre um pequeno dinamismo de entrada e saída de atletas nos meses que antecedem a prova, por isso decidimos chamar a primeira versão de 1.0. Assim, faremos a atualização das novas versões ao longo dos próximos meses.”

Aos 67 anos de idade e único participante de todas as edições do UB, a lenda Sergio Cordeiro retorna para este desafio épico. “Já participei de provas com todas as distâncias no triathlon e em diversos lugares no mundo. Todas foram importantes para mim, mas o UB515 se tornou a prova da minha vida. Enquanto eu tiver forças estarei presente nesta verdadeira celebração do que considero ser o genuíno estilo de vida do triathlon.”

A edição Ano Oito reserva ainda uma situação muito especial, a participação como atleta de Rafael Farnezi, ex-campeão mundial de sprint triathlon e colaborador de longa data do MundoTri.com.br. Rafael esteve presente no primeiro UB515, e desde então tem acompanhado e estado presente em todas as edições do evento. Sobre a sua participação declara: “Não encontro palavras para expressar o que o UB significa para mim.

Quando estive na Edição Ano Um, em 2014, fiquei profundamente impressionado e desde então acompanho a prova todos os anos e mantenho contato com organizadores e atletas. Em 2019 estive no evento fazendo a cobertura para o Mundo Tri e comecei a ver que apesar de colossal o Ultraman é um desafio alcançável. Minha expectativa para 2021 é eu sentir as mesmas emoções que tantas vezes presenciei e retratei como fotógrafo, o quão engrandecedor é o UB515. Sempre fui um atleta muito competitivo, mas desta vez estou buscando um crescimento espiritual e estou certo que ele virá.”

Os 39 ultratriatletas da versão 1.0 do Start List são: Sergio Cordeiro, Alex Pinheiro, Sergio Meniconi, Alessandro Medeiros, André Luiz Correia, Fred Alves, Alexandre Constantino, Adilson Mendes Scapim, Alexsandro Reis Leite, Cristiano Finkler Rodrigues, Erick Parreira Duarte, Fernanda Aparecida de Morais, Laelson Lopes, Renato Amante Chidiquimo, Pedro Morganti, Maicon Amaro, Aline Luftmann Fernandes, Rafael Peralva, Aléssio Eulálio Dantas, Fabiano Pinheiro Peres, Fernanda Leticia Borella Prieto, Fernando Carlos Falcão do Vale, Gustavo Guaraldi, Juan Jose Coassolo, Paulo Roberto de Abreu, Renato M. Valler Filho, Ricardo Slivak Chemmer, Rubnei Alexssander Gervasio Gallego, Walter Paschoalotti Netto, Alexandre Paiva, Dejalmo do Nascimento Almeida, Evandro José Freitag Dutra, Ivo Sapienza Fernandes, João Marcos de Paula Santos, Pedro Renato Gonçalves Filho, Rafael de Carvalho Farnezi, Rodrigo de Souza Magno e Wladimir Soares.

Para mais informações sobre este evento monumental acesse www.ub515.com.br

Fonte: Divulgação