Parque Nacional da Tijuca vai reabrir Mirante Dona Marta e Estrada do Redentor

A partir deste sábado, 23/10, o Parque Nacional da Tijuca dá início a uma nova etapa de reabertura de mais alguns de seus pontos turísticos, que foram fechados em março deste ano por causa da pandemia de Covid-19. A Estrada do Redentor, que tem as conhecidas duchas de banho, volta a ter a circulação permitida neste sábado, dia 24/10, apenas para pedestres e ciclistas. Já o Mirante Dona Marta, um dos pontos turísticos mais frequentados do Parque, reabrirá na próxima segunda-feira, dia 26/10.

Neste sábado, dia 24/10, a circulação de pedestres e ciclistas que queiram fazer atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo, poderá ser feita novamente na Estrada do Redentor. Esta é a via que pertence ao Parque e está compreendida entre o acesso pelas ruas Boa Vista e Amado Nervo, no Alto da Boa Vista, e o Centro de Visitante Paineiras. A estrada estava totalmente bloqueada por determinação da Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro desde setembro de 2019 e passou por obras de recuperação e contenção das encostas.

Com o término das obras, a Defesa Civil emitiu o laudo de reabertura da via. O retorno de veículos motorizados, no entanto, continuará proibido pelo Parque, que mantém algumas restrições por causa da pandemia. Uma das medidas ainda necessárias, para evitar aglomerações, é dificultar o acesso de grupos grandes de pessoas por meio de veículos motorizados. Vale lembrar que desde 9 de julho de 2020 está permitida a entrada no Parque a pé ou de bicicleta. A exceção é para veículos de serviços essenciais, de serviço público, de pessoas com deficiência e das concessionárias que operam no Parque no transporte de turistas para o Cristo Redentor e exclusivamente pela Estrada das Paineiras (via que fica entre a Rua Almirante Alexandrino e o Centro de Visitante Paineiras).

Leia a matéria completa em Diário do Rio