Aquathlon do Centenário da EsEFEx

A prova será disputada no dia 10/04/2022, nas dependências da Fortaleza de São João onde está instalada a EsEFEx – Escola de Educação Física do Exército, local extremamente seguro e adequado para a competição.

HISTÓRICO

No ano de 1919, um grupo de oficiais e cadetes da Escola Militar do Realengo fundou a “União Atlética da Escola Militar” e plantou, por meio do “Estatuto da Cruzada Física”, a semente da sistematização da Educação Física nos meios militar e civil. Aquele núcleo, liderado pelo Tenente Newton de Andrade Cavalcanti, foi o embrião das iniciativas que levaram à criação da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), materializada com a criação do Centro Militar de Educação Física (CMEF), em 10 de janeiro de 1922, pelo Ministro da Guerra à época João Pandiá Calógeras. O CMEF fez parte da nova organização do Exército e funcionou, até 1923, em estabelecimento anexo à Escola de Sargentos de Infantaria (ESI), na Vila Militar-RJ.

b. A EsEFEx está buscando desenvolver ações para a comemoração do centenário de sua criação, alinhada com os Objetivos Estratégicos do Exército (OEE) e as Diretrizes do Chefe do DECEx, por meio da ampliação da integração do Exército com a sociedade; do fortalecimento dos valores, deveres e da ética militar; e do fortalecimento da Dimensão Humana. Busca-se a preservação e divulgação da cultura institucional, bem como comemorar e valorizar essa data histórica que representa o marco da mudança e evolução do ensino racional e metódico da Educação Física no Brasil.

c. Essa competição tem por finalidade celebrar o “Centenário da EsEFEx” de modo coerente com sua relevância, marcados por eventos que tenham expressão no âmbito das Forças Armadas e que possam atingir a área afetiva da família Verde Oliva, bem como de Instituições civis e militares, projetando a EsEFEx, o CCFEx, o Sistema de Ensino do DECEx e, por extensão, o EB, em âmbito regional, nacional e internacional.

A COMPETIÇÃO

SUBDIVISÕES DAS CATEGORIAS

Alto-rendimento:
Elite: 19 anos em diante (categoria única)
Sub-23: 20 a 23 anos (categoria única)
Junior: 16 a 19 anos (categoria única)
Youth: 14 a 15 anos (categoria única)
Base:
Infantil: Até 7 anos / 8 a 9 anos / 10 a 11 anos (3 divisões)
Infanto-juvenil: 12 a 13 anos / 14 a 15 anos (2 divisões)
Faixas de idade:
14 a 15 anos / 16 a 17 / 18 a 19 / 20 1 24 / 25 a 29 / … / 60 anos ou mais (12 divisões)
PCD:
14 anos em diante (categoria única)

PERCURSO

A largada dos adultos será dada nas proximidades do ginásio conforme acima. Daí os atletas cumprirão o percurso em vermelho por duas voltas e terminarão esta primeira parte no ponto A depois de passar por um pequeno trecho em azul, que é a entrada da transição em amarelo. Todo este primeiro trecho terá 1.950 metros.
O percurso de natação terá 750 metros de comprimento em formato triangular a ser definido no momento da largada em função da disposição das embarcações e direção da maré. Normalmente em sentido anti-horário.
Saindo da natação basta acessar a transição no sentido contrário ao praticado inicialmente, saindo novamente pelo ponto A e seguindo em direção ao percurso em vermelho, passando novamente por um pequeno trecho em azul. Estando no percurso principal em vermelho, novamente serão duas voltas, terminando no ponto B (chegada final)

Os percursos infantis são extremamente bem mais simples e serão definidos pouco antes da largada, com 100 metros de natação mais 400 metros de corrida (para o infantil de 8/9 e 10/11 anos) e com 200 metros de natação mais 1 km de corrida (volta completa no percurso em vermelho), para a categoria infanto-juvenil (12/13 e 14/15 anos).

Ao acessar o painel de inscrições, a primeira providência é a aplicação do código promocional correspondente (se houver). Clique aqui para entender melhor o assunto

Domingo (dia da prova)
06h15 às 07h45 – Retirada dos kits e chips no local da prova
06h30 – Abertura da Transição (Check-In)
07h45 – Fechamento da Transição e final do check-in
08h00 – Largada Infantil e Infanto
08h30 – Largada Adulto
09:00 – Cerimonia de Premiação: Infantil e Infanto
11h00 – Cerimonia de Premiação: Adulto

Clique aqui para inscrever-se

LOTES DE VENDAS