Campenatos Estaduais

Para a apuração dos vencedores nos diversos campeonatos estaduais, utilizaremos o ranking, fazendo-se o descarte de 1/3 dos resultados possíveis. Caso o resultado desta divisão importe em número fracionário, arredonda-se para o inteiro imediatamente inferior, ou seja: 1) Com uma ou duas provas, não haverá descarte; 2) com 3, 4 ou 5 provas, descarta-se o pior resultado; com 6, 7 ou 8 provas, descarta-se 2 resultados.

Importante: Caso o atleta não compareça, não termine a prova ou chegue em colocação inferior ao 20o colocado, a pontuação obtida será igual a zero nesta prova.

Com antecedência, somos obrigados a definir um conjunto mínimo de provas, principalmente em uma cidade como o Rio de Janeiro que é um palco natural para eventos dos mais variados como carnaval, corridas rústicas, show musicais, ciclismo, etc. tendo apenas 42 finais de semana no ano.

Muitas vezes somos obrigados a agendar mais provas do que o necessário, apenas para termos uma margem para negociação com as autoridades e outros organizadores, para que possamos, eventualmente, abrir mão de um ou outro evento pré-programado.

De qualquer forma, nunca podemos afirmar com 100% de certeza, que uma prova efetivamente acontecerá, pois a autoridade sobre o espaço público é dos governantes e, em último caso, podem cancelar uma ou outra autorização para realização.

Por este motivo estamos procurando permanentemente novos polos para realização de provas em todo o Estado, e isso é totalmente coerente com as finalidades da Federação que é a de levar nossas modalidades a todo o estado do Rio de Janeiro.

Por tudo isso, é possível que tenhamos provas adiadas ou canceladas, mas também é possível que outras provas sejam acrescentadas ao calendário inicial, a partir da manifestação de interesse de outros municípios ou patrocinadores. Neste caso, para que uma destas provas faça parte do ranking e, consequentemente, da apuração do Campeonato Estadual, teremos apenas a obrigação de incluí-las e divulga-las com a antecedência mínima de 90 (noventa) dias. Caso contrário a prova seria apenas promocional e não faria parte do ranking e do campeonato.